MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 24

>> 26 de mar. de 2008


Depois de algumas semanas com poucos comentários e participações, nesta semana o blog ferveu. Foram vários comentários, sugestões e perguntas e gente que há tempos não aparecia por aqui. Ótimo, vamos ao trabalho então!

Globo?

O Julio Pedro Martins, possivelmente inspirado na matéria “Teixeirinha na TV”, pergunta se Teixeirinha nunca se apresentou na Rede Globo de Televisão. Honestamente, não tenho coragem de afirmar convictamente que não. Porém, a contar pelas parcas imagens que restaram e pelas imposições do “Padrão Globo”, é possível que Teixeirinha só tenha dado as caras na “Vênus Platinada” quando esta locava boa parte dos domingos para Silvio Santos. Mesmo assim, vou atrás destas informações.

“Sou Gaúcha”

A Rozélia Baptista pede que eu poste a capa do LP “Sou Gaúcha”, gravado por Mary Terezinha em 1978. Infelizmente, revirando meus arquivos, não encontrei a capa deste disco. Assim que achá-la podem ter certeza de que ela aparece por aqui!

“Gaiteiro Cantador”

Falando em Mary, o Fabiano Maccgnanni pergunta se a voz da chinoca que canta “Gaiteiro Cantador” ao lado de Teixeirinha é ou não de Mary Terezinha. Levando em conta a data do disco e a própria voz da moça ousaria afirmar que aquela não é Mary. Possivelmente seja alguma das cantoras pertencentes ao “segundo escalão” da Chantecler na época. Vale lembrar que eu “Ave Maria dos Noivos” uma obscura Anadélia canta ao lado de Teixeirinha. Quem seriam estas quase anônimas cantoras? Vale um desafio!

CDs esgotados

Quem acessar o site da Fundação Teixeirinha poderá ler um recadinho avisando que não existem mais CDs do cantor no mercado e que todos os estoques chegaram ao fim. A informação é verdadeira, embora ainda existam algumas lojas que possuem discos “excedentes” (como no caso do megastore Videolar). Ainda não conversei com Betha Teixeira sobre o assunto, mas imagino que novas edições estejam sendo produzidas para breve.

Fã de Carteirinha

A Elci Dal Olmo quer participar do próximo “Fã de Carteirinha”. Então, Elci, é o seguinte: mande um e-mail intitulado “Fã de Carteirinha” para chicocougo@gmail.com que entrarei em contato com você.

“Carícias de Amor”

A Márcia pede um “Discomentando” sobre o disco “Carícias de Amor”. O pedido já está registrado e será atendido em junho, pois em abril teremos o disco “Assim é nos Pampas” e, em maio, o LP “Guerra dos Desafios”.

Última canção?

A pergunta do Junior Fernandes já foi gentilmente respondida pelo amigo Gabriel, mas vale ressaltar: a última canção que Teixeirinha cantou num show foi mesmo “Quem é você agora”. Isso a levar em conta que sua última apresentação seja mesmo aquela gravada em Gravataí.

Chofer de taxi... e de praça?

O Joaquim tem a seguinte dúvida: as músicas “Chofer de Praça” e “Chofer de Táxi”, apesar dos nomes, são iguais? A resposta é sim. Embora tenham títulos diferentes, tanto a letra quanto a própria gravação dizem respeito à mesma música. Porque os nomes foram trocados? Aí eu jogo a pergunta de volta!

Músicas “perdidas”

Muitos sabem que existem algumas músicas que foram gravadas em discos compactos e hoje estão perdidas por aí suplicando para serem remasterizadas. O Carlitos pergunta, por exemplo, onde estão as canções “Baile do meu rincão” e “A mulher e o avião”. Onde estão tais composições é algo de que eu também adoraria saber. Se elas serão remasterizadas já não tenho tantas esperanças.

Desafios da Jéssica

Antes de fechar, vamos a mais uma série dos Desafios da Jéssica. Ela dá um trechinho da música e eu me encarrego de dizer o título:

“... conheço um outro que era muito conhecido...” = EMBOLADA
“... mas que tem fé na senhora...” = A BRAVURA DO PEÃO
“... fui me vingar do chofer...” = CAVALINHO TORDILHO
“... e a Copacabana...” = VINTE ANOS DE GLÓRIA
“... e misturava o carvão...” = REI DO BARALHO
“... chamei a danada...” = GAÚCHO AMIGO
“... és um moço muito forte...” = OBRIGADO DOUTOR
“... mostrar ao querido povo...” = O FILME CORAÇÃO DE LUTO
“... ela que me fez vender a querência bela...” = ADEUS LINDO RANCHO
“... e furei a bala...” = TIRO DE LAÇO
“... que fez o novo Brasil...” = PRESIDENTE MÉDICI
“... só eu não vi a minha irmã...” = A ESTÂNCIA DO MEU PAI
“... também rezo uma oração...” = NÃO É PAPO FURADO

Agradecimentos

Muito obrigado pela visita de Julio Pedro Martins, Rozélia Baptista, Fabiano Maccgnanni, Jéssica Augusto, Elci Dal Olmo, Maria, Junior Fernandes, Joaquim, Carlitos, Gabriel e Jaison. Àqueles que possivelmente tenham deixado abraços e/ou perguntas no Orkut, peço desculpas por não tê-los atendido. Acontece que os computadores da UFRGS (de onde tenho atualizado o blog e acessado à Internet) resolveram impedir a entrada no Orkut. Abraços a todos!

Fiquem agora com a última matéria preparada ainda em Rio Grande sobre uma das paixões de Teixeirinha: os automóveis. Até semana que vem!

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP