MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 12

>> 21 de dez. de 2007


Penúltima postagem do ano, penúltimo “Mundo Teixeirinha” de 2007. Hoje, algumas novidades para presentear no natal dos amigos do “Revivendo Teixeirinha”. Vamos lá!

Rancho do Capivari

Semana passada o Gabriel Lopes Pereira pediu uma matéria sobre a vida gaúcha de Teixeirinha. Quem leu o último “Mundo Teixeirinha” deve ter visto a promessa que fiz de falar do tema em 2008. Para tanto, precisava de informações sobre o célebre Rancho do Capivari, a principal propriedade rural de Teixeirinha. Pois não é que o próprio Gabriel encontrou o site do rancho (que hoje é um hotel fazenda)? Pra quem quiser ir imaginando a matéria que vem por aí convido-os para visitar a página do Rancho do Capivari. O endereço é http://www.ranchodocapivari.com/

Por toda a minha vida

O amigo Sandro propôs a criação de um movimento que, possivelmente através de abaixo-assinado – peça à Rede Globo de Televisão a realização de um especial sobre Teixeirinha no programa “Por toda a minha vida”. De fato, a idéia não é ruim e entrarei em contato com o amigo Gilberto Ivo (responsável pelo site em memória ao cantor Paulo Sério, e que está criando um manifesto semelhante ao proposto por Sandro) para saber dos trâmites legais exigidos. Tomara que dê certo!

O Brasil vem chegando...

Fico muito feliz em saber que o “Revivendo Teixeirinha” está seguindo os passos do próprio cantor e rompendo com os limites do Rio Grande do Sul. Para que tenham uma idéia, nas últimas semanas recebi recados de São Paulo, da região Nordeste e até de Rondônia! É sinal de que o Brasil vai se integrando e que Teixeirinha vai sendo revivido!

Os dois lados da vida

A sempre presente Rozélia Baptista fez dois pedidos nesta semana. O primeiro é de que o disco “Última tropeada” seja discutido no quadro “Discografia Comentada”. Já estava mesmo pensando em falar sobre este LP que, há algumas semanas, está sempre em voga aqui no blog. Sendo assim, o próximo na fila da discografia é ele! O outro pedido da Rozélia é a belíssima letra de “Os dois lados da vida” (presente no “Última tropeada” também!). Seu pedido, Rozélia, é uma ordem! E aí está “Os dois lados da vida”, uma das minhas músicas preferidas:

Nossa vida tem dois lados
Não são todos que ‘conhece’
Pois eu conheço os dois lados
Vou dizer como parece

Eu fui criado pra fora
Sei como a planta floresce
Conheço a estrada que sobe
Conheço a estrada que desce
Conheço bem a cidade
Meus ‘verso’ agora ‘esclarece’

Conheço um apartamento
E um rancho de capim
Sei dirigir automóvel
No asfalto, estrada ruim

Sei tocar boi na carreta
Nela pra cidade eu vim
Sei andar de avião
De navio, mares sem fim
Ando a cavalo e de ônibus
Tudo é comum para mim

Sei cantar numa emissora
Cinema e televisão
Sei cantar numas carreiras
Num fandango de galpão

Sei veranear no rio doce
No mar sei fazer verão
Sei me vestir de smoking
De bombacha de botão
Sei dançar na sociedade
E sei dançar num salão

Os dois lados desta vida
Conheço barbaridade
Mas tem alguns ‘cola fina’
Que só conhece a metade

As ‘vez’ me chamam de grosso
Que não tem capacidade
Não li a vida num livro
Pratiquei com honestidade
Quem duvidar, me procure
Posso provar com a verdade

Mensagens da Cristina

A Cristina, que já é “cadeira cativa” aqui no blog, enviou uma série de mensagens esta semana. Lendo cada uma delas vi que precisaria de um tópico exclusivo para respondê-las e aqui está. 1) Sobre o livro de Mary Terezinha, posso te dizer que não existe uma obra chamada “Agora eu falo”; trata-se de um erro cometido nos anos 1990 por jornais e que transformou-se em “verdade”, pois a rigor Mary só escreveu mesmo o “A gaita nua”. 2) Sobre os maiores colecionadores de Teixeirinha, quero te dizer que estou preparando uma série que irá ao ar durante todo o ano de 2008 e que pretende falar sobre os maiores fãs de Teixeirinha; nesta série irão aparecer os maiores colecionadores do cantor também. 3) Também fico muito feliz com o número de jovens que tem aparecido nas comunidades e aqui no “Revivendo...”; creio que isto seja um excelente sinal de que Teixeirinha continua alegrando jovens dos 8 aos 80 anos.

Agradecimentos

Fim de ano e sempre aparecem muitas mensagens e sinais de carinho. Quero agradecer a todos e estender meus sinceros votos de felicidade plena neste natal para todos os que deixaram mensagens e que continuam acessando o blog mesmo em um época tão conturbada como esta. Um grande abraço para o Sandro, a Cristina (muito obrigado por tudo!), o Nilton Ribeiro, o Nilton José Tavares (recebi o presente e adorei!), a Rozélia Baptista (beijos!), o Ed Carlos, o “Bem-te-vi”, Claudiomar de Oliveira, Arnaldo Guerreiro, Ângelo Bertiol, Gabriel Lopes e a todos mais que prestigiam o blog.

Ah, pensaram que eu iria deixá-los sem presentes neste Natal? Bem, o texto da semana é modestíssimo (até porque o meu próprio tempo foi curto), mas aproveitei para produzir algumas humildes lembranças para vocês. São quatro papeis de parede em homenagem a Teixeirinha. Cada um deles está em miniatura e para salvá-los em tamanho natural basta clicar sobre as imagens abaixo. Depois, clique com o botão direito e selecione “Definir como papel de parede”. Pronto! Agora Teixeirinha também faz parte de sua área de trabalho. Um feliz Natal a todos e semana que vem eu volto com uma matéria especialíssima com as novidades para 2008. Ótima semana a todos!






5 comentários:

Anônimo 23 de dezembro de 2007 às 03:58  

...Rancho Bonito é o do Capivari...
Certamente é em alusão ao "Rancho de Capim Barreado Do Gildo?

Forte Abraço a Todos!

Anônimo 24 de dezembro de 2007 às 13:20  

AGRADEÇO POR TER ATENDIDO MEU PEDIDO!
CADA VEZ MAIS TENHO GOSTO EM ACESSAR O BLOG! É GRATIFICANTE VER QUE MUITAS PESSOAS AINDA ADMIRAM MUITO O TEIXEIRINHA E MAIS GRATIFICANTE AINDA É VOCÊ CHICO, QUE FAZ ESFORÇO PARA ATENDER TODAS AS NOSSAS SOLICITAÇÕES! PARABÉNS SEMPRE! BEIJOS!

Anônimo 24 de dezembro de 2007 às 13:23  

Fiquei tempo sem acessar o blog mais uma vez, mas hoje acessando novamente vejo quantas matérias bacanas que aqui estão.
Parabéns Chico!
E não querendo abusar...Hehehe
Gostaria de ter a letra da música "Quando A Velhice Chegar" do AINDA FAMOSO LP "Última Tropeada".
Obrigado!

Anônimo 24 de dezembro de 2007 às 13:28  

Oi?
Teria como postar a letra da música "Gaúcho de Bagé".
Procurei no Google e infelizmente não encontrei!
Se puder agradeço!
Beijinhos =*

Anônimo 27 de dezembro de 2007 às 07:26  

Olá Chico! Quanto tempo?!
O Blog continua lindo! Belas matérias com sempre.
Bom, e como boa admiradora dele gostaria de fazer um pedido, acreditando que será um sucesso...rsrsrs
Estes dias conversando com uns amigos a respeito de CDs do Teixeirinha, discutíamos quais LPs foram remasterizados e aonde poderiam comprar, eu tenho toda a série gauchíssimo que saiu e outros CDs especiais, tais com Warner 25 e 30 Anos e os já conhecidos Dose Dupla e ainda os Raízes dos Pampas.
Então pensei em sugerir para você em 2008 criar uma matéria sobre álbuns do Teixeirinha que podem ser encontrados em CDs pelo pessoal, pois LPs ainda se encontram em sebos, mas muitos não tem aonde escutá-los e com a tecnologia chegando já ficou um meio um tanto "atrasado". Outra questão é se existe canções do Teixeirinha em formato MP3, sabemos que nestes programas de músicas encontramos, mas qual é a posição da fundação sobre isso?
Aguardo ansiosa por essa matéria, que com certeza renderá boas discussões. Beijos a você.

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP