MUNDO TEIXEIRINHA – Edição 11

>> 14 de dez. de 2007


Uma semana depois da matéria sobre minha viagem a Porto Alegre, abro o blog e vejo o número imenso de recados deixados por vocês por aqui. Não parei para contar, mas creio que vocês bateram o recorde de mensagens no site e com certeza superaram também o número de visitas semanais (560, para ser mais exato)! Bom, com tantos recadinhos, só me resta abrir os trabalhos desta semana. Como diria Teixeirinha: “Vamo pra frente!”

Canto Missioneiro

Creio que alguns já devam ter lido aí na CBox (ao lado), mas é sempre bom reforçar atitudes valorosas. O Valter Nunes Portalete anunciou que em breve o cantor Jorge Camargo (do qual já falamos em duas oportunidades aqui no blog) será homenageado no festivam Canto Missioneiro, que se realizará em março de 2008, no município de Santo Ângelo. Quem estiver por lá não pode perder esta reverência ao artista!

Desafio pra valer

O João Arnaldo tem dúvidas e a gente responde! Ele disse estar procurando um desafio que começa com Mary Terezinha cantando: “Teixeirinha te prepara para outro desafio...”. Pois bem, este desafio é “Desafio pra valer” e foi lançado como a faixa principal do LP “Disco de ouro”, de 1966. Atualmente, pode ser encontrado no volume 02 da série “Gauchíssimo”. É um ótimo desafio, o segundo gravado pela dupla.

A gaita nua

Muitas pessoas tem curiosidade em ler a obra “A gaita nua”, autobiografia de Mary Terezinha. Postei uma foto da capa do livro por aqui, mas esqueci de dizer como adquiri-lo. A Cristina não demorou a pedir informações sobre isso. Bem, para conseguir o livro existem duas maneiras. A primeira é comparecer ao endereço indicado pelo amigo Nilton José Tavares, na Editora Rígel, localizada na Rua Riachuelo, 904, Porto Alegre/RS. Outra forma (a mais utilizada, creio) é através do endereço eletrônico http://www.livrosbrasil.com.br/_loja_exibir_produto.asp?art_no=8585186445

Vida gaúcha

O Gabriel Lopes Pereira deu uma excelente sugestão de matéria para o blog. Ele sugere um texto sobre a vida gaúcha de Teixeirinha, com seus cavalos de estimação, seu rancho e seus hábitos campeiros. É uma ótima pedida! Vou pesquisar sobre o tema e prometo um grande texto para 2008. Por este ano a pauta está cheia!

Última tropeada

Mais uma vez a música “Última tropeada” é assunto aqui no blog. Desta vez é o Gilberto Nunes que pede informações sobre a letra da composição. Eu poderia indicar sites onde encontrar a canção, mas como as páginas de cifras costumam cometer muitos erros sobre as letras (em especial as de Teixeirinha) vou usar o próprio espaço do blog para apresentar a “Última tropeada”. A letra a seguir inclui também os trechos falados da gravação.


*

Este berrante eu guardei
Nesta sala decorada
Pra quando chegar visitas
Perguntar, minha adorada

De quem é este berrante?
A história vai ser contada

[Mary Terezinha]
O berrante é de um gaúcho
Que lidava com boiada
Depois que me conheceu
Fez a última tropeada

*

[Falado – Teixeirinha]
“Eira boi!”

Quando eu ouço este berrante
Meu corpo se arrepia
Parece que eu vejo a boiada
Numa madrugada fria

Taquara do Mundo Novo
Tinha a minha moradia
São Francisco e Ouro Verde
Bom Jesus e Vacaria
Deve haver rastro na estrada
Das boiadas que eu trazia

*

[Falado – Teixeirinha]
“Eira boiada!”

De noite a tropa deitava
Silenciava o madrinheiro
Meu pelego era o colchão
Sirigote o travesseiro

A minha capa gaúcha
Me cobria o corpo inteiro
Apontava a Estrela Dalva
Eu levantava primeiro
Repinicava o berrante
Acordando os ‘companheiro’

*

[Falado – Teixeirinha]
“Acorda, companheiro! ‘Vamo’ tomar um chimarrão. A erva já tá sevada e a chaleira está chiando. ‘Vamo’ levantar, companheiro. Muito cedo nós ‘temo’ que botar a tropa na estrada por que o sol hoje vai ser quente! E assim foi a minha vida, anos e anos, repontando boiada, cortando as ‘estrada’ deste chão brasileiro, até que numa certa ocasião...”

Foi numa certa ocasião
Eu vi na beira da estrada
Uma serrana bonita
Que me prendeu numa olhada

Todo o tropeiro é valente
Mas vê mulher, vira em nada
Deixei de lidar com gado
Minha paixão foi mudada
Hoje só reponto amor
Nos olhos da minha amada

[Falado – Teixeirinha]
“Hoje só resta saudade...”


Agradecimentos

Bem, a lista está repleta como sempre. Mas, também como de costume, é sempre um prazer agradecer a todos e mandar um forte abraço. Então, vai o meu “quebra costela” para o amigo Nilton José Tavares (obrigado pelas informações sobre o Rancho do Capivari!); Valter Nunes Portalete (abraço!); João Arnaldo; Cristina (um beijo pra ti e para o Nordeste inteiro!); Roberto; Gabriel Lopes Pereira; Elci Dal Olmo; Gilberto Nunes; Claudiomar de Oliveira, Jaison; Arnaldo Guerreiro; e Rozélia Baptista (beijos e feliz fim de ano pra nós!). Grande abraço a todos!

E agora deixo com vocês uma matéria em homenagem ao Dia Internacional do Tango, celebrado na última terça-feira, dia 11 de dezembro. O texto fala sobre um dos maiores expoentes do tango argentino, Carlos Gardel, e de sua influência nos tangos de Teixeirinha. Há tempos queria escrever algo sobre o eterno Gardel (de quem possuo mais de 500 músicas e sou um grande fã!), mas não achava oportunidade. Agora o texto está aí! Boa leitura e uma ótima semana para todos!

2 comentários:

Anônimo 21 de dezembro de 2007 às 04:14  

OBRIGADA! BEIJOS!

Anônimo 21 de dezembro de 2007 às 04:19  

OI CHICO! GOSTARIA DE FAZER UM PEDIDO PARA 2008! FALANDO AINDA NO ÁLBUM "ÚLTIMA TROPEADA", GOSTARIA DE VÊ-LO NA DISCOGRAFIA COMENTADA E GOSTARIA MUITO DE LER A LETRA DA MÚSICA "OS DOIS LADOS DESSA VIDA". SE PUDER ATENDER MEUS PEDIDOS, DESDE JÁ AGRADEÇO! BEIJOS!

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP