POR ONDE ANDA MARY TEREZINHA?

>> 2 de nov. de 2007

Quem percorre o Orkut em busca de informações sobre Teixeirinha logo se depara com tópicos perguntando, afinal, por onde anda Mary Terezinha, a acordeonista e cantora que – durante 22 anos – formou dupla dentro e fora dos palcos com o Rei do Disco. Muitos boatos sobre a vida da artista já foram inventados e a curiosidade sobre o destino de Mary continua predominando entre seus admiradores.
Para que não restem mais dúvidas, vamos saber o que ocorreu com Mary nos anos que se sucederam à separação da dupla e, finalmente, como está a “menina da gaita” hoje. Em 1983 Mary e Teixeirinha separaram-se nos palcos e na vida pessoal. Com o fim da dupla, a acordeonista, então com quase 40 anos, casou-se com o mentalista Ivan Trilha. Com ele percorreu vários países. Em dezembro de 1985 Teixeirinha faleceu em Porto Alegre. Mary afirmou, anos depois, o que sentiu naquele dia: “Estava no Rio de Janeiro quando ele morreu. Quem me avisou foi o Luís de Miranda, pelo telefone. Enviei Alexandre ao velório, mas não fui junto. Para mim a morte não existe: existem apenas as pessoas e aquilo que nos deixam. E o legado de Victor Matheus Teixeira eu conheço bem.”

Mary Terezinha no especial "Teixeirinha, o Gaúcho Coração do Rio Grande"


Pelo mundo, Mary percorreu várias nações ao lado de Trilha. Eles conheceram grandes personalidade como Mercedes Sosa e o general Noriega do Panamá. Em 19 de junho de 1989, o casamento chegou ao fim. Mary e Ivan começaram a divergir, entre outros fatores, porque a vida do mentalista era muito corrida e não tinha paradeiro. Durante os anos do casamento, entretanto, Mary não se afastou da música. Gravou alguns LPs naquele período e, depois do matrimônio, inclinou-se cada vez mais para a política, sendo partidária do PDT de Leonel Brizola.
No início dos anos 1990, Mary Terezinha converteu-se à doutrina evangélica, fato que mudaria completamente sua vida. A partir de então, passou a cantar apenas músicas relacionadas ao novo credo, especializando-se no gênero gospel. Em 1992, fora dos holofotes da mídia, lançou o livro “A gaita nua”, sua autobiografia, na qual conta em detalhes os anos em que passou ao lado de Teixeirinha.
Como missionária evangélica, a “menina da gaita” continuou percorrendo o Rio Grande do Sul e o Brasil, agora levando mensagens de fé. No início dos anos 2000, gravou dois CDs: “Mari Terezinha” e “A serviço do Rei”, ambos com músicas de sua autoria cantadas ao som do eterno companheiro acordeom. Passou a ter o nome escrito sem a letra Y no final. Seus discos louvam Deus e Cristo, numa linguagem simples e com ritmos já consagrados, tais como o xote e a vaneira. No primeiro CD, Mary dedica uma faixa ao testemunho de sua conversão. Durante alguns minutos, ela conta como foram os difíceis anos depois da separação de Teixeirinha e de que forma ela converteu-se à doutrina evangélica.
Na capa de um de seus CDs gospel

Mary, mãe de dois filhos (Alexandre e Liane, também filhos de Teixeirinha), hoje está com 61 anos e mais viva do que nunca. Continua pregando os ensinamentos bíblicos em toda parte em que lhe chamam. Um de seus discos já vendeu mais de 100 mil cópias, mesmo sem contar com apoio da grande mídia. Entrevistada pelo jornal Zero Hora em 2006, ela revelou: “Não interessa o passado. Sou outra. Sou uma nova criatura. Não quero falar”. E para os fãs que desejam saber seu paradeiro, mandou um recado: “Eu não morri, viu? Tô viva.”
Mary segue cantando para seus fãs. Capa do CD "A serviço do Rei"

Em 2005, numa das raras entrevistas à TV, Mary reapareceu, falando dos anos em que conviveu ao lado de Teixeirinha. Foi no especial “Teixeirinha, o Gaúcho Coração do Rio Grande”, produzido pela RBS TV para saudar os 20 anos da morte do cantor. Mary mostrou-se disposta e disse que viveu momentos difíceis e momentos felizes ao lado do “rei do disco”. Afirmou, também, não guardar mais ressentimentos sobre o passado. Hoje, Mary reside na zona norte de Porto Alegre.

11 comentários:

Ed Carlos da Silva 2 de novembro de 2007 às 20:10  

Prezado Chico
É de extrema importancia e qualidade esses textos que vc produz para falar de Teixeirinha e sua vida e obra. Parabéns pelo ótimo trabalho
ass:
Ed Carlos
Lapa-Paraná

Anônimo 7 de novembro de 2007 às 02:33  

Mais uma vez uma bela matéria Chico!
Adoro ouvir a Mary cantar.
Os desafios dela com Teixeirinha são ótimos e muito divertidos. Adoro músicas com "Amor de Gaúcho", "Moreninha", "Casalzinho Violento", "Abre A Sanfona", "Amor de Verdade" e "Fim de Baile", aonde posso admirar sua bela voz.
Beijos.

Anônimo 7 de novembro de 2007 às 02:41  

FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA FERNANDA ATHAYDE!
MARY É MESMO SENSACIONAL!

Anônimo 7 de novembro de 2007 às 03:05  

Obrigada Rozélia!

Só completando, num LP de Mary de 1989, ela usa o nome de "MERY Terezinha".
Mas sendo Mary, Mari ou Mery, o que importa é que a ETERNA "Menina da Gaita" estará sempre em nossa memória.

Anônimo 11 de novembro de 2007 às 06:07  

Como a Mary continua linda, sempre admirei sua bela voz nas lindas canções de Teixeirinha e como é bom saber com ela está hoje.

Anônimo 11 de novembro de 2007 às 06:29  

(...)"em um pobre rancho que havia entre outros, uma LINDA MENINA ali existia, muito franzininha, era quase nada não era notada mais ela crescia, mas tarde o seu povo ouviu um som de um acordeom alegrando a campina, era a raça gaúcha de um som que nos fere, era a menina Mary era a Mary Menina"(...)

A música "Menina da Gaita" é com certeza a maior homenagem prestada a Mary Terezinha, pois ali conhecemos sua origem e seu trabalho.
E faço minhas as palavras do "Gaúcho Coração do Rio Grande"...
"Mary, por tudo o que você é, a GRANDE mulher gaúcha pura e sincera, companheira na alegria e na dor, aceite os meus versos é pouco, mas é de coração."

Anônimo 11 de novembro de 2007 às 06:30  

E com a Fernanda e a Taline admiro muito a BELA VOZ de Mary Terezinha.

Anônimo 11 de novembro de 2007 às 06:30  

E com a Fernanda e a Taline admiro muito a BELA VOZ de Mary Terezinha.

Anônimo 12 de novembro de 2007 às 04:14  

Como é bom rever a Mary! Adoro os Desafios dela com o Teixeirinha, ainda bem que muitos foram remasterizados e podem ser encontrados em CDs.

Anônimo 13 de novembro de 2007 às 04:06  

Como continua bela esta Mary Terezinha, tenho todos os seus LPs e seu Cds evangélicos. Ainda bem que uma sanfoneira com ela continua na ativa dando muita alegria a todos nós. Beijos Mary Terezinha!

Unknown 13 de novembro de 2007 às 13:00  

Olá Chico,
Gostei muito da matéria s/a Mari!! Espero por outras.

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP