MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 4

>> 26 de out. de 2007


Nesta semana, tive algumas surpresas muito agradáveis e gostaria de compartilhar com todos. Vamos lá!

XVI Congresso de Iniciação Científica

Como muitos já sabem, o blogueiro aqui é historiador novo na praça e está tentando seu lugar ao sol. Para isso não bastam horas de estudo; é preciso também expor os resultados de pesquisa. Por esta razão, na última quinta-feira (25/10) apresentei uma rápida comunicação no XVI Congresso de Iniciação Científica da VI Mostra da Produção Universitária, promovida pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Na palestra, intitulada “‘Teixeirinha, o Rei do Disco’: um estudo das concepções sociais populares através da produção musical de Vitor Mateus Teixeira”, falei de algumas músicas do “Gaúcho coração do Rio Grande” dentro do contexto histórico brasileiro. O resultado foi animador!

Tem cada história...

Na véspera da apresentação no Congresso de Iniciação Científica recebi um telefonema no mínimo inusitado. Já era noite, quando o até então desconhecido Nilton José Tavares, da Brigada Militar de Dois Irmãos, me surpreendeu dizendo-se fã de Teixeirinha e querendo me parabenizar pelo blog e pela pesquisa desenvolvida. Depois da surpresa conversamos por quase meia hora e Nilton me falou de sua paixão pela vida e obra do “Rei do Disco”. Foi um papo emocionante e, para mim, estimulante, pois mostra – mais uma vez – que tem gente valorizando nosso trabalho. Obrigado Nilton!

Língua de trapo

A Rozélia Baptista perguntou na semana passada se a música “Língua de trapo”, lançada em 1966 foi feita para o cantor Gildo de Freitas. Respondendo: até onde sei, a canção foi escrita como uma resposta sutil ao apresentador Flávio Cavalcanti (eterno crítico de Teixeirinha) e estendida aos demais críticos do cantor.

Teixeirinha na Rádio UCS

Essa aconteceu na semana retrasada, mas não pode ficar sem registro. A estudante de jornalismo Simone Bignoli da Universidade de Caxias do Sul entrou em contato comigo para que eu concedesse uma entrevista à Rádio UCS. Ela e a equipe da rádio estão preparando um programa especial sobre a influência de Teixeirinha na cultura gaúcha. Ainda não há data certa para a reprodução do especial.

Guerreiro direto de Portugal

Quem tem informantes não fica desamparado. O sempre prestativo amigo Arnaldo Guerreiro, instigado pelo artigo sobre a vida do cantor Jorge Camargo, fez um levantamento sobre todas as músicas compostas por Teixeirinha e gravadas por outros cantores. A listagem abrange 113 títulos e uma infinidade de artistas. Assim que houver oportunidade apresento a vocês.

Falando em Jorge Camargo...

Já estou em débito com vocês. Depois de conseguir inúmeras informações sobre o cantor (inclusive fotos) está na hora de preparar uma matéria especial falando dele. Provavelmente virá em breve.

Próximos temas

Atendendo a pedidos, na semana que vem trago a prometida matéria sobre a vida atual de Mary Terezinha. Depois desta, a intenção é inaugurar a sessão “Discografia comentada”, que consiste no seguinte: uma vez por mês irei escolher um LP que será comentado aqui no blog (com direito a ficha técnica e imagem da capa). Finalmente, lá por novembro teremos mais uma matéria sobre Jorge Camargo (em resposta à primeira). E lembrando: estou mais aberto do que nunca às sugestões para textos!

Dicas – Sites de Vendas

O amigo Luiz Fernando pediu informações e links sobre sites onde os fãs de Teixeirinha podem adquirir produtos. Na semana passada informei dois bons lugares: o site AlfaMusic (http://www.alfamusic.com.br/) e o próprio site oficial da Fundação Teixeirinha (www.teixeirinha.com.br/loja). Aí vão mais algumas dicas: UOL Megastore (www.megastore.uol.com.br/acervo/sertanejo/t/teixeirinha), Revivendo Músicas (http://www.revivendomusicas.com.br/) e Submarino (http://www.submarino.com.br/). Espero que ajude!

Agradecimentos:

Nunca é demais lembrar dos nomes que só tem ajudado este blog a crescer: Nilton José Tavares, Arnaldo Guerreiro, Rozélia Baptista (seja bem vinda!) e Cassiano Ferreira. Abraços a todos!

E já sabem, abaixo a matéria desta semana aqui no Revivendo Teixeirinha. Esta semana trago a vocês o ESTILO TEIXEIRINHA!

1 comentários:

Anônimo 7 de novembro de 2007 às 02:41  

OBRIGADA PELA RESPOSTA CHICO! VOCÊ É MUITO PRESTATIVO!

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP