MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 7

>> 17 de nov. de 2007


Mais um final de semana corrido e mais um atraso na postagem aqui no blog. Mas, o atraso foi pequeno e, tenho certeza, de que valeu a pena esperar. Estou cheio de novidades e agradecimentos. Vamos lá!

Última tropeada

Na semana passada a Ana Lúcia Lopez quis saber onde pode encontrar o CD “Última tropeada”. Respondi que este disco não foi remasterizado e que ela não conseguiria adquiri-lo. Porém, conversando com o amigo Claudiomar de Oliveira, ele me advertiu que este LP foi sim digitalizado. Na verdade, o disco foi lançado em CD nos anos 1990, quando a gravadora ES Discos de Porto Alegre relançou toda a obra de Teixeirinha gravada pela Copacabana. Até onde sei, a coleção lançada pela ES enfrentou problemas com direitos autorais e, por isso, a Editora Internacional Teixeirinha continua considerando o “Última tropeada” um LP inédito. De qualquer forma, o disco está esgotado. Pretendo, em breve, falar sobre ele no quadro “Discografia comentada”.

Imagens finais

Se tudo correr conforme o esperado, na próxima semana quero trazer fotos da última apresentação de Teixeirinha na televisão. O pedido foi feito pela Rose, que quer ver as últimas imagens do cantor em vida. Ainda não sei a apresentação na TV foi a última vez em que Teixeirinha foi filmado/fotografado. Porém, com certeza é uma das últimas.

Gildo X Teixeirinha

Falei tanto dos duelos entre Gildo de Freitas e Teixeirinha, mas acabei devendo uma listagem completa das composições em que um cita o outro. Na lista abaixo, procurei pôr a música de um e a resposta de outro, lado a lado. Sei que existem divergências entre as composições que teriam sido feitas ou não para Gildo (ainda não se sabe se o “Relho trançado” era ou não uma resposta ao “Trovador dos Pampas”), mas por enquanto não há registro de outro participante da briga.



GILDO DE FREITAS TEIXEIRINHA

Cobra sucuri (gravada por Teixeirinha) (1963) Cobra jibóia (1963)

Abre o olho rapaz (?)

Não enjeito proposta (?)

Baile de respeito (?) Baile de mais respeito (1965)

Baile dos cabeludos (?)

Resposta da milonga (?)

Cobra cascavel (1966)

Não mexa com quem está quieto (?) Foi tu que mexeu comigo (1968)

Resposta do relho trançado (?) Relho trançado (1973)

Resposta do facão três listas (?) Facão de três listas (1974)

Resposta da adaga de S Adaga de S (1979)

Dois quarenta e cinco (1982)

Resposta do cachorro velho (Censurada) Cachorro velho (1983)

Que negrinha boa (?)*

Compadre Gildo (1984)

* Quem puder ajudar com as datas das gravações originais de Gildo de Freitas, agradeço!

Agradecimentos

Nesta semana tem muita gente que merece toda a minha gratidão por terem acessado o blog deixando seus sempre bem-vindos comentários. Um grande abraço para a Cristina (fãzona de Teixeirinha lá de Pernambuco e com apenas 25 anos!), Dorvacira Teixeira (obrigado!), Tino, Rosa Elaine, Gaúcho, Taline Cunha (seja bem-vinda!), Julio Pedro Martins (sempre presente!), Luiz Fernando Durante (sinta-se a vontade para o que precisar, amigo!), Fernanda Athayde (valeu pelas informações!), Rozélia Baptista (muito obrigado!), Anna Almeida Nanni, Claudiomar de Oliveira e Arnaldo Guerreiro! A lista está crescendo!

E agora o “Revivendo Teixeirinha” traz um texto super especial e descontraído sobre uma grande polêmica. Confiram “TEIXEIRINHA: GREMISTA OU COLORADO?” Grande abraço a todos e até semana que vem!

1 comentários:

Anônimo 19 de novembro de 2007 às 13:37  

Obrigada menino Chico!
O BLOG é muito bom! Merece sempre ser elogiado! Beijos!

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP