MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 16
>> 18 de jan. de 2008
Vem chegando a terceira semana de janeiro e as férias começam a ir embora. Enquanto elas não deixam o “último adeus”, vamos a mais um “Mundo Teixeirinha” com tudo o que de importante aconteceu nesta semana aqui no blog!
Zico?
O amigo Antonio Candido deixou uma mensagem pedindo informações sobre duas músicas gravadas por Teixeirinha em dupla com “o Zico”. Confesso que desta vez não tenho qualquer resposta e nem mesmo sei de que Zico se trata. Mas prometo que irei à cata destas informações!
Videolar.com
A dica foi dada pela Fernanda Athayde e merece ser repassada. No site http://www.videolar.com/ encontram-se 11 novos CD’s remasterizados de Teixeirinha. Segundo o site, a série é de 2007 e foi lançada pela Warner. Fazem parte da coleção os seguintes títulos: “O canarinho cantador”, “Canta meu povo”, “Saudades de Passo Fundo”, “O gaúcho coração do Rio Grande”, “Assim é nos pampas”, “Um gaúcho canta para o Brasil”, “O gaúcho coração do Rio Grande, vol.4”, “Teixeirinha canta com amigos”, “Teixeirinha no xote, vol.2” e “Nova Série – Teixeirinha”. Os dois últimos são novidades em CD. Além destes, consta ainda o CD “Milonga da Fronteira”, que já está esgotado. Falando francamente, me parece que esta coleção é apenas uma boa e louvável estratégia da Warner para trazer ao seu catálogo títulos que já não se encontram mais à venda desde que a “Série Gauchíssimo” chegou ao fim. Se for, merecem nossos parabéns!
Chegando de longe
O Luiz Fernando Durante perguntou quais são as músicas do LP “Chegando de Longe” (Chantecler, 1983). São elas: (1) “Chegando de longe”; (2) “Granfino nojento”; (3) “Um passo errado”; (4) “Minha vingança”; (5) “O rei do improviso”; (6) “De peão a capataz”; (7) “Apenas uma flor”; (8) “Amantes”; (9) “Fonte de beleza”; (10) “Vontade de te amar”; (11) “Revoltada”; (12) “Um susto na morena”. É um disco pouco conhecido e não foi remasterizado.
Tragédia no circo
Ainda o Luiz Fernando pergunta sobre do que trata a canção “Tragédia no circo” (lançada num 78rpm, em 1963, e no LP “Gaúcho autêntico”, em 1964). Há tempos quero contar melhor a história desta milonga, mas ainda não me detive sobre o assunto. Resumidamente, é uma homenagem de Teixeirinha às vítimas de um grande incêndio criminoso ocorrido em 63, num circo na então capital carioca, a cidade de Niterói. Há cerca de um ano o caso foi remontado no programa “Linha Direta”. Registrei algumas informações e, em outro momento, trago a vocês mais detalhes.
Jornal Agora
O Jornal Agora (diário de Rio Grande/RS) publicou nesta semana (14/01) o texto “No coração do Rio Grande”, de minha autoria. O pequeno artigo ocupou toda a página 8 do diário e veio ilustrado por três imagens. O texto fala da importância de Teixeirinha para a região de Rio Grande, minha cidade natal. Gostaria de agradecer à direção do jornal Agora pela dedicação e carinho com que trataram o material enviado.
Agradecimento especial
Gostaria de manifestar um agradecimento especial ao amigo Sandro Keche, sempre preocupado com minha situação tanto profissional, quanto pessoal. Apesar das mensagens do amigo, insisto que meu trabalho é feito sempre com esforço e boa vontade, e que atitudes como a sua manifestam o quanto ainda existem pessoas preocupadas com o próximo. Valeu pela força de sempre, Keche!
Agradecimentos
Quero agradecer a todos os que passaram pelo blog nesta semana! Nominalmente, aos que deixaram comentários: Luiz Fernando Durante (um abraço!), Fernanda Athayde (sua sugestão de texto já está aí!), Antonio Candido (volte sempre!), Nilton Tavares (grande abraço, amigo!), Sandro Keche, Arnaldo Guerreiro, Gelson Pereira e Rozélia Baptista (respondi suas dúvidas numa edição extra do “Mundo” e preciso falar contigo!).
E fiquem agora com o texto da semana: AS SIGLAS DA CONFUSÃO, uma sugestão da Fernanda Athayde, sobre a remasterização dos discos de Teixeirinha e os “rolos” envolvendo gravadoras e direitos autorais. Grande abraço a todos!
8 comentários:
Obrigado pelas respostas!
Poste seu texto "No Coração do Rio Grande", com certeza deve ser magnífico!
Obrigado!
OBRIGADA PELAS ATENÇÕES CHICO!
LHE MANDO UM E-MAIL!
MAS, DESCULPE-ME A CURIOSIDADE, SOBRE O QUE GOSTARIA DE FALAR COMIGO?
BEIJOS!
Oi!
Existe uma versão da música "Querência Amada" aonde a Mary Terezinha canta?
Obrigado!
Opa! Voltei!
Aguardo muito a matéria sobre Dona Zoraida.
Abraços.
Chico, você teria a letra da canção 24 de agosto?
Obrigado.
Este Cd "Nova Série" é o mesmo "Popularidade" que já foi lançados antes, estou certa?
Teve o Cd "Catuaba Com Amendoim Canta Teixeirinha".
Em que LP está o "Gaúcho Mulherengo"?
Postar um comentário