MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 14

>> 5 de jan. de 2008


Com vocês, mais um "Mundo Teixeirinha". E este ficou grande!



Fã de carteirinha [ESTRÉIA]

Ano novo com novidades aqui no Revivendo Teixeirinha. Depois de muito trabalho, trago a vocês uma coluna bimestral em homenagem àqueles que ajudam a construir não apenas este blog, mas também a própria memória de Teixeirinha. Em “Fã de carteirinha”, estaremos conhecendo a história de algum (a) fã do “Rei do Disco”. Para a primeira matéria desta série, escolhi um dos maiores admiradores da obra de Teixeirinha, o português Arnaldo Guerreiro. Nas próximas semanas, quero voluntários para que tenham suas histórias contadas por aqui. Cada novo personagem precisará responder a uma pequena entrevista e não é necessário ter uma grande coleção de material sobre Teixeirinha ou ser um admirador de longa data. Basta gostar da obra do cantor ou ter uma história relacionada a ele. Espero que apareçam voluntários, pois do contrário aviso que irei recrutá-los!

Arrumando a casa...

Na virada do ano fiz um rápido balanço sobre os temas a serem abordados em 2008 e me surpreendi com o tamanho da lista de pautas. Para deixá-los calmos e com a garantia de que atenderei a todos os pedidos de matérias, estou postando uma pequena lista sobre os temas de janeiro. Como vocês já devem saber, as postagens ocorrem quase sempre aos sábados (às vezes aos domingos, pois temos que contar com os problemas técnicos) e continuo completamente aberto a sugestões de novos temas. Por enquanto a pauta de janeiro fica assim:

04/01: Fã de carteirinha: Arnaldo Guerreiro [ESTRÉIA]
11/01: Discomentando: Última Tropeada [ESTRÉIA]
18/01: (matéria sobre os discos de Teixeirinha e sua difusão em CD e MP3)
25/01: (matéria sobre a ‘vida gaúcha’ de Teixeirinha e o Rancho do Capivari)

CD “Última tropeada”

Com tantos comentários sobre o LP “Última tropeada” era de se esperar que surgissem amigos querendo o CD com as músicas. Vou tratar de todos os detalhes deste disco na semana que vem (quando ele finalmente será analisado aqui no blog). Mas, para não deixar a Taline Cunha sem resposta já vou adiantando que o CD “Última tropeada” saiu do catálogo há alguns anos. Portanto, não é mais possível adquiri-lo, infelizmente!

Quantos discos inéditos gravou Teixeirinha?

O Ronan Santos fez esta pergunta durante a semana e, de pronto, revelo: Teixeirinha gravou 49 LPs inéditos, embora existam mais de 70 compilações no estilo “O melhor de...” e mais de uma centena de discos compactos contendo apenas duas ou quatro canções.

Teixeirinha Show

O Luiz Fernando, muito atencioso, percebeu que o disco “Teixeirinha Show” (1963) é completamente picotado, isto é, tem uma edição que muitas vezes acaba cometendo erros absurdos. Bem, este LP (que deverá ser comentado em breve por aqui) é a simulação, repito, simulação de um show de Teixeirinha. Diferente do que muitos pensam, ele não é “ao vivo” e os sons da platéia são meras gravações enxertadas na edição final. Por este motivo, talvez, o disco é assim, todo cortado e muitas vezes mal editado mesmo.

Volte papai

Atendendo ao pedido da Talita Xavier da Silva, estou postando a música “Volte papai”, lançada no LP “Saudades de Passo Fundo”, em 1962.



Quase todas minhas letras
É uma realidade
Pois esta, escute bem
Que é a pura verdade

No Rio Grande, aonde eu moro
Ouvi na minha cidade
Um apelo pelo rádio
De uma menor idade

A carta de uma menina
Pedindo por caridade:
‘Eu choro por uma causa
Meus olhos de água se arrasa
Papai, volte para casa
Pra eu não morrer de saudade’

O locutor leu a carta
Que a menina mandou
Quem estava perto de mim
Junto comigo chorou:

‘Papai do meu coração
Porque me abandonou?
Está fazendo muitos anos
Que se foi e não voltou

Fome, frio, papai amado
Sua filhinha passou
Como é triste o meu caminho
Volte agora, papaizinho
Vem trazer muito carinho
Que esta filha não ganhou’

Eu também faço um apelo
Pra este pai sem coração
Vai ver a tua filhinha
Que chora na solidão

Está ficando mocinha
Precisa de proteção
Leve o carinho de pai
Pra esse anjo estenda a mão

Seja um homem, não um monstro
Deve ter compreensão
É o conselho de um amigo
Faz assim como eu te digo
Que Deus esquece o castigo
Te protege e dá o perdão

Volte, volte, papaizinho
Ela disse: ‘Pai amado
A mamãe está doente
E não tem mais trabalhado

Eu quero ver o senhor
Saudades tem me judiado
Papai, quando estou dormindo
Contigo tenho sonhado’

E voltaste, papaizinho
Depois de anos ‘passado’
‘Aqui encerro a cartinha
Sou Maria Terezinha
Beijos da sua filhinha
Volte, paizinho adorado’




Gauchinha hospitaleira

Bem, e agora vamos com a letra de “Gauchinha hospitaleira”, atendo ao pedido da Juliana Panek. A música foi lançada em LP no disco “Bate, bate coração”, de 1965.



Ô gauchinha, tu me dá licença
Quero um minuto pra falar contigo
Eu venho vindo de outra querência
Não tenhas medo que sou um amigo

Parece que vem um temporal de chuva
Vim no teu rancho te pedir abrigo
Prenda bonita, sei que não se curva
Quando ela vê um gaúcho em perigo

[Declamado - Mary Terezinha]
“Entre gaúcho e se sinta à vontade
Neste ranchinho de beira de estrada
Não vou negar a hospitalidade
Com este tempo ruim, de trovoada
Meu pai também está chegando agora
Tenho certeza que lhe dá pousada
Amanhã cedo a chuva vai embora
E o senhor segue a viagem marcada”

Fiquei de pouso naquele ranchinho
Levantei cedo, no clarear do dia
Fui encilhar o meu pingo sozinho
E alguma coisa o meu peito sentia

Era a paixão pela gauchinha
Que tão alegre me recebia
Também chorava aquela riquezinha
Naquela triste hora em que eu partia

Hoje distante, já faz mais de ano
Que eu não consigo esquecer este amor
Para o meu peito não ter desengano
Eu vou buscar aquela linda flor

Que tomou conta do meu coração
E fez de mim um triste sofredor
Só ela pode matar a paixão
E arrancar do meu peito a dor




Relação ‘completa’ de músicas

Há tempos alguns amigos vêm pedindo para que eu divulgue uma relação completa das músicas gravadas por Teixeirinha. Cheguei mesmo a criar uma listagem, mas desisti de postá-la, pois o tamanho da tal lista atingiu 14 páginas no Word, o que ficaria impraticável para o blog. Diante disso, resolvi pedir a vocês um pouco mais de paciência, pois mudei os planos: ao invés de lançar a lista de músicas, vou compor a discografia com todas as letras conhecidas. Feito este trabalho, prometo disponibilizá-lo em algum servidor para que vocês possam fazer o download.

Visual 2008

Com o novo ano pensei em mudar um pouco o visual do blog. Porém, lembrei que fazem poucos meses que isto aconteceu e, por isso, resolvi deixar o layout como está. Entretanto, em março, quando o Revivendo Teixeirinha completa um ano no ar, quero estrear uma cara nova. Como o blog é de todos, gostaria que vocês sugerissem mudanças (tanto no visual quanto na funcionalidade, no estilo das pautas...) para o nosso novo Revivendo. Vou estudar com carinho todas as idéias!



Mais mudanças à vista!

Depois de quase um mês de espera, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (04/12) a lista final dos aprovados para o Mestrado em História 2008. Para minha total alegria, fui classificado em 15º lugar (de um total de 20 aprovados) e irei mesmo cursar a pós-graduação em Porto Alegre nos próximos meses. Meu projeto de pesquisa – que traz por título “Canta meu povo: as concepções sociais populares e a música de Teixeirinha” – deverá consumir boa parte de meu tempo durante os próximos dois anos, mas será uma grande chance para que eu possa estudar ainda mais este impressionante fenômeno que é Teixeirinha. Gostaria muito de agradecer a todos que torceram por mim nesta jornada e também àqueles que colaboraram com material e palavras de incentivo. Como vou mudar de cidade (de Rio Grande para Porto Alegre, um deslocamento de 300km), talvez o blog saia um pouco prejudicado inicialmente, pois ainda não sei onde e como vou manter-me na capital. Prometo, porém, que não os abandonarei e que farei de tudo para que as postagens continuem indo ao ar. Torçam por mim!

Agradecimentos

Nesta semana foram vários acessos e pessoas novas chegando a todo o momento. Gostaria de agradecer a todos e pedir que voltem sempre e que deixem seus recados. Um grande abraço para a Rozélia Baptista (ótimo 2008 pra ti também!), Taline Cunha, Juliana Panek, Talita Xavier da Silva (seja bem-vinda!), Ronan Santos (volte sempre!), Luiz Fernando, Cristina (ótimo 2008!), Nilton Tavares (grande abraço meu amigo!), Cassiano Ferreira (Gildo e Teixeirinha sempre!), Antonio Noe (um abraço para Fortaleza!), Silvano Cavalcanti (grande abraço e muito obrigado!) e Ivanir (volte sempre também!). Tudo de bom a vocês!

E fiquem agora com a primeira matéria da série “Fã de carteirinha”. Espero que gostem e até semana que vem!

6 comentários:

Anônimo 6 de janeiro de 2008 às 04:05  

Já podemos ver que o blog em 2008 será um sucesso.
Parabéns Chico! Este sucesso é mérito seu! Sei que muita gente colabora, eu, por exemplo, só sei pedir matéria disso e letra daquela música...Hehehe
Mas, tenho muitas curiosidades sobre Teixeirinha às quais não encontro respostas em nenhum outro lugar na internet. Por isso admiro muito o seu trabalho de nos passar cada vez mais informações sobre este maravilhoso ícone da música regional que é Teixeirinha.
E continue firme com este trabalho!
Abraços!

Anônimo 6 de janeiro de 2008 às 04:29  

COMO SEMPRE UM SUCESSO!!!
CHICO, ESTOU ANSIOSA PELA DISCOGRAFIA COMENTADA DO LP "ÚLTIMA TROPEADA", E JÁ ME ADIANTANDO GOSTARIA DE SUGERIR O PRÓXIMO LP PARA ESTA SEÇÃO, VOCÊ PODERIA FAZER A DISCOGRAFIA COMENTADA DO LP "TEIXEIRINHA SHOW" JÁ QUE ELE É UM LP "UM TANTO DIFERENTE" DOS DEMAIS COM ESSAS EDIÇÕES.
BEIJOS!

Anônimo 6 de janeiro de 2008 às 16:05  

Obrigada Chico!
Aguardo a matéria sobre os CDs de Teixeirinha!
Beijos.

Anônimo 6 de janeiro de 2008 às 16:16  

A música "Milonga" está em qual álbum de Teixeirinha?
Obrigada.

Anônimo 7 de janeiro de 2008 às 05:22  

Achei seu blog no Google e resolvi fazer uma visitinha, nossa ainda não conhecia este maravilhoso trabalho sobre a vida do Teixeirinha, e já aproveitando o embalo será que você poderia me informar o nome da música que o então menino Teixeirinha canta quando está indo de caminhão até Porto Alegre no filme Coração de Luto? Obrigado.

Anônimo 7 de janeiro de 2008 às 05:24  

Mais uma dúvida, você teria a letra da música 'Foi Tu Que Mexeu Comigo'? Obrigado.

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP