MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 15

>> 11 de jan. de 2008

Semana movimentada no blog. Vários recados e uma série de pedidos pra atender. Então, vamos lá!

Vontade de amar

O Gabriel Lopes Pereira pediu a letra da música “Vontade de amar”. A canção foi gravada em 1983, no LP “Chegando de longe” (não remasterizado) da Chantecler:


*

Meu bem, me diga onde começa esse mar
Também não sei onde ele vai terminar
Este oceano majestoso, onipotente
Não é maior do que a vontade de te amar

O infinito ninguém sabe onde termina
Não há distância que alguém possa comparar
O que eu digo pode parecer loucura
É bem maior a vontade de te amar

Não,
Nada é maior que todo o meu amor
O próprio sol não tem maior calor
Com que eu possa esse amor comparar

*

Vou apontar os teus defeitos, meu amor
És a diabinha do inferno do meu lar
Tu me provoca, me judia, faz horrores
E mais aumenta a vontade de te amar

Mas, de repente, tu te torna boazinha
Me abraça e beija os meus lábios sem parar
Esqueço tudo o que antes me fizera
E multiplica a vontade de te amar

Não,
Até parece que somos imperfeitos
Te amo mesmo com todos defeitos
Que faz o mundo até me criticar

*

Meu grande amor, amor maior da minha vida
Tu me machuca, mas não quer me abandonar
Também prometo de ir embora, mas não vou
Por que aumenta a vontade de te amar

Já entendemos, o nosso amor não tem fim
Pra crescer mais, comecei a revidar
Já nos chamaram casalzinho sem-vergonha
Aumentou mais a vontade de te amar

Não,
Ninguém conhece esta minha dona
Diabinha linda, fecha esta sanfona
Que nos meus braços tu vai desmaiar

[Falado]
“É só fechar a porta... Há, há, há!”



Milonga

A Taline Cunha perguntou onde se encontra a bonita canção “Milonga”. Seguinte, Taline, a “Milonga” está no LP “Sempre Teixeirinha”, lançado pela Continental em 1973. Recentemente, em 2004, este disco foi remasterizado pela Warner / Galpão Crioulo, na série Gauchíssimo (ele é o número 30 da coleção). Pelo que me consta, estes discos saíram de catálogo no início de 2007, mas algumas lojas ainda os vendem. Vale a pena comprar!

Duas dúvidas

O Fabiano Maccgnanni, fazendo sua estréia aqui no blog, perguntou qual é a música executada no filme “Coração de Luto”, mais exatamente na cena em que o menino Vitor chega à Porto Alegre na carroceria de um caminhão. A música é “Menino órfão”, grande sucesso de Teixeirinha lançado em 1962 no LP “O gaúcho coração do Rio Grande, vol.4”. Bem, mas o Fabiano pediu, também, a letra da música “Foi tu que mexeu comigo”, uma das tantas respostas de Teixeirinha ao “compadre” Gildo de Freitas. A música é do conhecido LP “Última tropeada” (Copacabana, 1968):


*

[Refrão 2x - Coro]
Tem desafio, vamos pra lá minha amiguinha
Vamos rir do Gildo Freitas
Nas unhas do Teixeirinha

Gildo Freita abre os ouvidos
Escute minha resposta
Não sei se gosta ou não gosta
Se não gostar, tanto faz
Tua letra escutei bem
Alguma inverdade tem
Nunca provoquei ninguém
Isto é calúnia, rapaz
Me chamas de teu contrário
Tu pensa que eu sou otário
Não vem bancar o vigário
Na aba do meu cartaz

*

[Refrão 2x - Coro]

Gildo, eu conheço o teu jogo
Queres cortar meu caminho
Eu sempre vivi sozinho
Com aquilo que Deus me deu
Tu diz ser o pai da rima
Também entendo da esgrima
Não queira alcançar lá em cima
Aquilo que não é teu
Tu já no primeiro disco
Pensaste que eu era arisco
Tentou me jogar no cisco
E a resposta recebeu

*

[Refrão 2x - Coro]

Eu te respondo de novo
Lá vai o que tu procura
Petiço da perna dura
Eu boto ferro no casco
Arranco tigre da toca
Jibóia vira em minhoca
Como pirão por paçoca
Amanso qualquer carrasco
Troco baixada por serra
Faço o sol descer na Terra
Trovador macho não berra
E acabo com teu fiasco

*

[Refrão 2x - Coro]

Vou te ensinar, Gildo Freitas
A respeitar um Teixeira
Meus fãs não são brincadeira
Aplaudi tua ladainha
Quem me desafia é louco
Deve ter água no coco
Te faço sentar no toco
Comer cobra por galinha
Quer desafio faça a festa
Marque o dia, é o que me resta
É marcar na tua testa
O nome do Teixeirinha

[Refrão 3x - Coro]


Teixeirinha Show

Gostaria de avisar que, atendendo ao pedido da Rozélia Baptista (e um pedido da Rozélia é uma ordem!), o próximo “Discomentando” será sobre o LP “Teixeirinha Show”. A data do texto já foi definida para o dia 8 de fevereiro.

Fã de Carteirinha

Sempre humilde, o amigão Arnaldo Guerreiro ficou muito contente por ter sido o primeiro personagem do novo quadro “Fã de Carteirinha”. Em um recado no Orkut, Guerreiro expressou sua emoção: “Amigo Chico: Foste brilhante no excelente artigo sobre mim e não tenho palavras para exprimir toda a minha gratidão. Um grande abraço, Arnaldo Guerreiro.” Nós é que agradecemos, Guerreiro!

Agradecimentos I

Hoje tenho dois espaços reservados para os agradecimentos. Este primeiro é aquele já tradicional, onde divulgo os nomes daqueles que visitaram o blog deixando comentários. Um grande abraço para o Gabriel Lopes (a matéria sobre a vida gaúcha sai em 25/01), Cassiano Ferreira (volte sempre!), Antônio Candido (obrigado!), Júlio Pedro Martins (suas dúvidas são grandes colaborações!), Rozélia Baptista (um beijão!), Fabiano Maccgnanni (seja bem-vindo!), Fernanda Athayde (a matéria sobre os CD’s é na semana que vem!) e a todos que apareceram por aqui na semana que passou! Obrigado!

Agradecimentos II

Na sexta-feira (11/01) abro meus e-mails e me deparo com uma mensagem do grande amigo Nilton José Tavares (lá de Dois Irmãos). Pois quando li a correspondência e vi seu conteúdo fiquei arrepiado: Tavares visitou pessoalmente o famoso Rancho do Capivari (que será matéria aqui no blog dentro de duas semanas), tirou uma série de fotos, descobriu várias histórias e ainda mandou a mensagem contando! Nilton Tavares vem dando provas de seu interesse por Teixeirinha, por minhas pesquisas e pelo blog. É por isso que hoje resolvi agradecer a ele pelo tanto que tem feito. Muito obrigado, amigo! Seu material será apreciado por todos, em breve!

E agora, deixo com vocês a sessão “Discomentando”. Este espaço é uma evolução da “Discografia comentada” que começou ainda em 2007. Uma vez por mês um LP será “dissecado” por aqui. O escolhido desta semana foi o “Última tropeada”. Espero que gostem e opinem! Até semana que vem!

3 comentários:

Anônimo 12 de janeiro de 2008 às 05:00  

LINDO COMO SEMPRE! AGRADEÇO A ATENÇÃO QUE TEM PARA COMIGO E MEUS PEDIDOS! OBRIGADA MAIS UMA VEZ! TENHO AINDA UMA DÚVIDA QUE POSTEI NA PAUTA "FÃ DE CARTEIRINHA" A RESPEITO DE UM LP PARA MIM DESCONHECIDO.
GOSTARIA MUITO DE SABER QUAL É!
BEIJOS!

Anônimo 12 de janeiro de 2008 às 18:08  

Oi!
Aguardo a matéria sobre os álbuns de Teixeirinha que foram remasterizados e sobre as músicas em MP3.
Chico, estes dias procurando mais CDs do Teixeirinha que pudesse adquirir me deparei com uma novidade, no site da loja virtual Videolar.com (antiga Som Livre.com) tem diversos CDs de Teixeirinha para venda, CDs que eu até hoje não sabia que foram remasterizados, tais como os álbuns "Teixeirinha no Xote Vol.2" e "Milonga da Fronteira" e conferindo a ficha técnica dos mesmos, percebi que foram lançados em 2007, contém diversos outros álbuns que já foram lançados antes na conhecida Série Gauchíssimo, que acredito eu ser a mais conhecida no formato verdadeiro do LP para o CD, ou seja com reprodução da capa e apenas aquele álbum, não como as coletâneas que também saíram, tipo "Raízes dos Pampas", "Warner 25 e 30 Anos" e outras.
Se puder dar uma olhada no site e conferir, o que são estes álbuns novos seria interessante, pois percebi que muitos já deixaram recados no Blog à procura de CDs de Teixeirinha.
Beijos!

Anônimo 13 de janeiro de 2008 às 06:08  

Oi!
Gostei da idéia dessa matéria sobre os CDs, se puder divulgar fotos dos mesmos seria muito interessante.
Obrigado!

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP