Será?

>> 8 de ago. de 2008

Semana passada estive no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, e me deparei com esta belezura da foto acima. Trata-se de uma câmera de TV fabricada pela RCA Television (Houston, EUA) que pertenceu à maquinaria da extinta TV Piratini, Canal 5 da capital gaúcha. Pra quem não sabe, o 5 era a retransmissora local da igualmente extinta Rede Tupi de Televisão, primeira emissora da América Latina.

Quando avistei o aparelho logo imaginei que esta poderia ser uma das câmeras que aparecem nos filmes “Ela tornou-se freira” e “Teixeirinha a 7 provas”. Se confirmada a informação, estaria diante de um equipamento que fez parte também da produção do “Teixeirinha comanda o espetáculo”, programa capitaneado pelo Rei do Disco na Piratini dos anos 1970. Entusiasmado, procurei por maiores informações e me surpreendi em descobrir que a logomarca estampada na RCA é a mesma utilizada pela afiliada da Tupi na primeira metade dos 70.

Mas... se ela ajudou a transmitir os programas de Teixeirinha ou não, é impossível saber. Tentei comparar com as que aparecem nos filmes (a foto abaixo é de um trecho do “Teixeirinha a 7 provas”). São realmente muito semelhantes, embora de cores distintas.

E aí, alguém tem se arrisca a brincar de jogo dos sete erros?

Uma última informação: a câmera que deu origem ao texto está exposta no Museu da Comunicação em Porto Alegre e faz parte da exposição “RBS: 50 anos no ar”. Vale a pena conferir!

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP