MUNDO TEIXEIRINHA - Edição 20

>> 16 de fev. de 2008

“Mundo Teixeirinha” chegando com relativo atraso nesta semana. Motivo: um pouco de preguiça misturada com outros afazeres. Bem, mas antes tarde do que nunca! Vamos lá:

Mary Terezinha

Começo o “Mundo...” desta semana com algo que não é muito comum aqui no blog. É que não costumo censurar a participação de ninguém, mas tenho de impor certas regras quanto a determinadas postagens. E nesta semana tivemos a participação de um amigo que denegriu a pessoa da acordeonista Mary Terezinha. Devo dizer que manifestações como estas são reprovadas aqui no blog e que serão banidas caso se repitam. Este é um espaço para discutirmos questões de cunho artístico (mesmo os temas sobre a vida pessoal de Teixeirinha não abrangem assuntos de caráter íntimo) e assim gostaria que continuasse sendo.

José Mendes


Atendendo a pedidos, vai aqui uma pequena mas justa homenagem. Nesta semana que passou completaram-se 34 anos de morte do querido José Mendes. O “Gaúcho Alegre”, como também era conhecido, nasceu em 20 de abril de 1939, no município de Lagoa Vermelha. Em 1962 gravou o primeiro LP, mas foi só em 67 que obteve sucesso nacional com o fenômeno de vendas “Pára, Pedro”. Sua carreira foi interrompida tragicamente em 1974, quando a caminhoneta em que viajava chocou-se com um ônibus na localidade de Povo Novo (município de Rio Grande). José Mendes gravou oito LPs, vários compactos e atuou em três filmes de longa-metragem.

Meu Pingo Branco

O Fabiano Maccgnanni quer saber em que LP se encontra a música “Meu Pingo Branco”. Lá vai a resposta: ela ocupa a faixa 5 (Lado B) do LP “Amor de Verdade”, lançado pela Continental em 1978 (nº. 1.07.405.131). O disco já foi remasterizado em 2002. É a edição 26 da série Gauchíssimo (Warner/Galpão Crioulo).

Mais músicas

Na semana passada a Jéssica Augusto trouxe uma série de trechos de músicas para que eu decifrasse o nome de cada uma. Como cumpri o desafio, ele se repete novamente nesta semana. Vamos lá:

“... me responda, Teixeirinha, aonde nasce a saudade...” = DESAFIO DAS PERGUNTAS
“... rainha do desafio...” = BRIGA BONITA
“... em fevereiro tu pára...” = DESAFIO DOS BAMBAS
“... não se deixa pra depois...” = BOTA DESAFIO NISSO
“... meu povo não acredita...” = DESAFIO DOS COBRÕES
“... pois eu não sou idiota...” = DESAFIO
“... que nem macaco da Angola...” = AGORA TU ME PAGA
“... heptacampeão do estado...” = AZUL E VERMELHO
“... vai tomar umas vitaminas...” = O DESAFIO DOS DOUTORES
“... na jogada...” = DESAFIO DA ESCÔPA
“... sai Teixeira, credo em cruz...” = DESAFIO DO GRENAL
“... o moço da prefeitura...” = DESAFIO DO ARREMATE
“... eu quero saber do beijo...” = DESAFIO PRA VALER

Linda Loirinha

O Fábio Maccgnanni pediu também a letra da música “Linda Loirinha”. Sem demora, aí vai esta composição que teve duas versões – a primeira no LP “Teixeirinha Show” (1963) e a segunda em “Dorme Angelita” (1968).



Eu planejei de fazer uma viagem
Tirei o meu carro fora da garagem
Fui ver uma moça, bonita imagem
Pra ver o que é bom, eu levo vantagem

Quando a gente ama o peito reage
Não liga pra nada, desgraça é bobagem
Cheguei em casa dela com muita coragem
Falei com a moça no estilo homenagem

[Falado]
“Gaúcho tem que saber se apresentar pra moça bonita!”

Ela é de Lages, Santa Catarina
Quando fui chegando toquei na buzina
Meu carro parou, bem de gasolina
Olhei, vi na porta, sorrindo a menina

Ela é delicada, cinturinha fina
Fala em casamento, contei minha sina
Os ‘velho’ aceitaram, que hora divina
Topei a parada, eu não dobro esquina

[Falado]
“Quando a gente vê moça bonita não deve dobrar a esquina!”

É uma loirinha, linda senhorita
Se eu digo a beleza ninguém acredita
Ela é professora, é grande na escrita
Formada este ano, saiu favorita

Se estou longe dela lhe deixo aflita
Nós dois bem ‘juntinho’ a hora é bendita
Beleza de santa, outras não imita
Das moças de ‘Lage’ ela é a mais bonita

Quantas moças ‘linda’ tenho namorado
E por nenhuma estive apaixonado
Mas agora eu sinto o coração ligado
Na linda loirinha lá do outro estado

Já fiz uma casa, está tudo arrumado
Padrinho e madrinha estão ‘convidado’
Para me casar o dia está marcado
E trazer pro Rio Grande este anjo adorado



Meu ex-amigo

O Leandro pede mais informações sobre a música “Meu Ex-Amigo”. Devo avisa-lo de que a canção será tratada em breve na matéria que estou preparando sobre as músicas compostas por Teixeirinha e que, supõe-se, tenham sido dirigidas a um ou outro artista.

Boa Música Ricardinho

A dica desta semana é para que confiram o bom trabalho desenvolvido pelo site Boa Música Ricardinho (http://www.boamusicaricardinho.com/). Entrem e vejam quantas boas informações!

Pautas

Em breve e atendendo a pedidos, matérias sobre os filhos de Teixeirinha, sobre a música “A morte não marca hora”, sobre a discografia de Mary Terezinha e, principalmente, sobre os aniversários de Teixeirinha e Mary, ambos em março. Aguardem, novidades a caminho!

Agradecimentos

Um agradecimento especial a todos que visitaram e comentaram aqui no Revivendo Teixeirinha durante esta última semana. E um aviso: prestem bem atenção no visual do blog, pois em breve ele estará totalmente modificado. Um grande abraço para o Samuel, Fabiano Maccgnanni, Jéssica Augusto, Leandro, Nilton Tavares, Ricardinho, Fernando, Adelson, Cristina, Claudia, Keche, Rafael Luiz, Nicole Reis, Arnaldo Guerreiro, Claudiomar de Oliveira, Ivan e a todos mais que apareceram por aqui, mas não deixaram comentários.

Fiquem agora com a matéria “A Grande Noite da Viola”. Até semana que vem!

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP