MUNDO TEIXEIRINHA – Edição 19

>> 8 de fev. de 2008


Ainda bem que o “Mundo Teixeirinha” está pequeno nesta semana. É que o texto semanal (a análise do LP “Teixeirinha Show”) ficou enorme e tomará mais tempo do que o normal. Bem, mas enquanto isso vamos responder aos recados da semana!

Teixeirinha vs. Gildo vs. Jorge Camargo...

Continua a discussão sobre que músicas teriam sido feitas para alfinetar Gildo de Freitas, Jorge Camargo e outros. Nesta semana, o Cassiano Ferreira sugeriu uma matéria falando mais sobre essa polêmica. Assim que houver disponibilidade a matéria sai!

"Testamento de um gaúcho"

A Anna Almeida Nanni pede a letra da canção “Testamento de um gaúcho”, lançada em 1962, no LP “Saudades de Passo Fundo” (Chantecler). A música é muito boa, uma das minhas favoritas:


Eu não sei mesmo quando é que vou morrer
Pois não se sabe a hora, nem o momento
E por saber que a morte não tem dia
Já vou deixando prontinho meu testamento

Meu testamento de morte é este xote
E o ‘meus’ parente que preste bem atenção
: Põe este pinho, meu amigo e companheiro
Junto de mim, dentro do mesmo caixão :

[Falado]
“Quero levar o violão comigo. Depois de morto ainda vou fazer serenata! Ê, barbaridade!”

Por ser gaúcho, muito homem e mulherengo
A ‘minhas’ mão não amarre com uma fita
Eu quero elas ‘amarrada’ com a trança
Da cabecinha duma chinoca bonita

Esta chinoca bonita é uma serrana
Diga a esta china, não quero choro, nem vela
: E a maneira da mortalha que escolhi
Eu quero ir enrolado na saia dela :

[Falado]
“É coisa boa a gente morrer, ir pra baixo do chão, mas ir bem enrolado na saia duma chinoca bonita!”

Pois gostar tanto de mulher não é defeito
Isto herança que meu velho pai deixou
O ‘meus’ parente, cumprindo meu testamento
Muito feliz, quando a morte vir, eu vou

Não pode haver coisa melhor pr’um finado
Ser atendido com as coisas que provoca
: E viajar para a última morada
Bem enrolado na saia duma chinoca :



Netos de Teixeirinha em “Tropeiro Velho”

O amigo Nilton José Tavares disse nesta semana que uma das crianças que aparecem no filme “Tropeiro Velho” seria uma neta do cantor. Confesso que, para mim, esta é uma versão inédita. Quando houver tempo, irei procurar por informações que confirmem o fato.

“Dorme Angelita”

Sugestão do Fabiano Maccgnanni, o disco “Dorme Angelita” será a próxima atração do DISCOMENTANDO (edição de março).

Mary Terezinha

Ainda esclarecendo uma dúvida do Fabiano: no DVD “Teixeirinha – O Gaúcho Coração do Rio Grande” (RBS TV, 2005), Mary Terezinha não canta e nem toca nenhuma música. A foto postada no blog é dos bastidores do programa e, pelo visto, antes das filmagens ela deu uma palhinha aos produtores. No DVD, Mary só aparece contando histórias dos anos de dupla com Teixeirinha.

Qual é a música?

Não, não estou falando do programa de Silvio Santos. É apenas um pequeno desafio que a Jéssica Augusto enviou. Ela quer saber o título de sete canções de Teixeirinha, mas soube informar apenas alguns trechos delas. Juro a vocês que responderei sem consultar meus arquivos. Aí vai:

“Há cinco anos deixei minha terra...” = FILHO INJUSTO
“...sou o silêncio de uma campa fria” = SOU TODO TRISTE
“Lá na fazenda eu criei um pingo branco...” = PINGO BRANCO
“É uma loirinha, linda senhorita...” = LINDA LOIRINHA
“...não tem remédio, é sem cura...” = REPENTE
“Se o cavalo der garupa, me leva...” = GAITEIRO CANTADOR
“Não acredito que alguma mulher...” = GAÚCHO ANDANTE

Desafio concluído! Quem quiser, mande mais trechos que eu tento responder.

Agradecimentos:

Como de costume, agradeço a todos que participaram ou apenas visitaram o blog nesta semana. Registrando o nome de quem deixou recado, agradeço: Jaison, Fabiano Maccgnanni, Cassiano Ferreira, Jéssica Augusto, Nilton Tavares, Anna Almeida Nanni e Arnaldo Guerreiro! Muito obrigado pela visita e voltem sempre!

E agora, com vocês, o “DISCOMENTANDO: Teixeirinha Show”, uma sugestão da amiga Rozélia Baptista. Até semana que vem!

4 comentários:

Anônimo 9 de fevereiro de 2008 às 04:19  

Oi Chico!
Obrigado pelas informações e por sempre atender meus pedidos!
Só mais uma dúvida: A canção "Pingo Branco" se encontra em qual LP?
Abraços.

Anônimo 11 de fevereiro de 2008 às 04:14  

Obrigada pelas informações!
Sem consultar os arquivos, me respondeu...rsrsrs
SENSACIONAL!
Pois então, não que isto seja mais um desafio, mas tem outras canções do Teixeirinha com a Mary que também não lembro o nome. Eis os trechos:

- "...me responda Teixeirinha aonde nasce a saudade?..."

- "...rainha do desafio...Passo Fundo e Bagé..."

- "...em fevereiro tu para e me espresta a tua cara pra brincar no carnaval..."

- "...Teixeirinha te prepara...o que é pra fazer hoje não se deixa prá depois..."

- "...ela lamenta...não vai...meu povo não acredita..."

- "...eu venho lá da fronteira...a gaita...pois eu não sou idiota..."

- "...que nem macaco da Angola..."

- "...eu quero morrer de novo...deixa o teu povo calado...campeão do estado..."

- "...vai tomar umas vitaminas..."

- "...na jogada...primeira...14 a 15..."

- "...não aceitamos...sai Teixeira credo e cruz..."

- "...um moço da prefeitura...tem que subir no banquinho...moço baixinho é meu fraco..."

- "...a minha boca...sai daqui...eu quero saber do beijo...rei do disco..."

Anônimo 11 de fevereiro de 2008 às 04:19  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo 13 de fevereiro de 2008 às 07:39  

Tens a letra da canção "Linda Loirinha"?

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP