ESCLARECIMENTO IMPORTANTE (sobre "Maçambique de Branco")

>> 11 de set. de 2008

Em março de 2007, logo nas primeiras postagens do blog, publiquei uma matéria intitulada “Moçambique de Branco”, uma dúvida sobre a canção de mesmo título que aparece em várias páginas de letras e cifras sendo de autoria do compositor Teixeirinha. Pois bem, mais de um ano depois, recebi três e-mails que vieram de forma muito satisfatória a esclarecer o mistério. Vou reproduzir dois deles na íntegra, pois os considerei de muito profissionalismo e seriedade.

Primeira mensagem – recebida em 8 de setembro de 2008:

A Música Moçambique de Branco é de Cássio Ricardo e letra de Juarez Weber. Composta em 1998 ou 99 e participante da Tafona da Canção de Osório/RS no ano de 1999 e foi interpretada por Renato Júnior. Está registrada no CD do festival gravado pela ACIT. Tendo obtido o segundo lugar. Não sabemos por que, de repente aparece como de Teixeirinha ou como interpretada por ele. Não há justificativa para isso.

Fica claro que estão sendo feridos os direitos autorais, morais e conexos.

Estão sendo solicitados esclarecimentos junto à Sociedade Arrecadadora.

Maestro Paulo de Campos
Produtor artístico

Segunda mensagem – recebida em 9 de setembro de 2008:

Boa noite
Texto publicado na coluna minha Staccatos no dia 09.09 e a ser, no Jornal Revisão de Osório do dia 11.09.

http://www.cantadoresdolitoral.com.br/p/s/index.htm

Há que se ter cuidado

Constatamos com surpresa, que no Google.com, é mostrada por muitas e muitas vezes a música Moçambique de Branco (de Joarez Weber e Cássio Ricardo, interpretada por Renato Júnior e gravada pela ACIT no CD da Tafona de 1999) como se fosse de Teixeirinha. A música consta em vários sites de cifras sinalizando como artista o Teixeirinha. Não se sabe de onde surgiu esse equivoco. Repara-se, porém, que alguns integrantes dos grupos de danças do CTG Estância da Serra e de outros CTGs (inocentemente é claro, por desinformação) têm colocado imagens de suas danças no YouTube, não só de Moçambique de Branco, mas de várias outras músicas dos compositores daqui do Litoral Norte sem citar a autoria. Ora, isso dá margem para que os “mais espertos” facilmente desvirtuem as informações e desviem Direitos Autorais e Conexos para outrem. Há que se ter cuidado, muito cuidado! Nunca deve ser citada uma música ou outra obra artística na Internet ou em qualquer outro veiculo de comunicação ou mesmo outro lugar qualquer sem que sejam colocados os nomes dos autores e intérpretes. Alguém sempre sai “ganhando um bom dinheiro” com isso. Além de estar ferindo os Diretos Autorais e Conexos, são lesados também os Direitos Morais dos verdadeiros donos da obra.

Conseqüências e erros que podem se perpetuar

Além dos prejuízos morais e financeiros, esses equívocos podem dar margem a divagações e a erros, às vezes, irreparáveis. Ainda bem que não foi o caso do Historiador, mestrando do PPG-História da UFRGS, Chico Cougo, que desde 2004 realiza pesquisas sobre a obra de Teixeirinha, e apresenta em 17 de março de 2007, no seu blog Revivendo Teixeirinha, um texto de análise a respeito da música Moçambique de Branco ser do Teixeirinha, justamente por ter ela características diferentes de todas as outras obras do autor. Em nenhum momento ele afirma ser de Teixeirinha, pelo contrário, coloca em dúvida o que se supõe claro nos sites de cifras. Diz ele: “O Site indica o título da canção e sinaliza Teixeirinha como o artista (friso esta palavra, porque ela não especifica a autoria da letra, mas apenas quem a interpreta). Em meus arquivos e junto às pessoas consultadas, não há qualquer menção a esta música. Não sabemos em que disco ela foi gravada (se é que foi!), quando foi interpretada e até mesmo por quem ela foi cantada. Para completar o mistério, a música nos dá pouca margem de interpretação. Sua temática parece descrever algum ritual característico da cultura negra (que fique claro, estou apenas tentando interpretar a letra!). Não se sabe que ritual seria este e como Teixeirinha teria chegado até ele.”. Depois de mais algumas palavras, ele apresenta a letra original de Moçambique de Branco na integra.

Outros enganos da Internet

Muita coisa na Internet difunde erros grotescos. Isso aconteceu também com as crônicas Tipo Assim e Pai Invisível de Kledir Ramil, que em apresentações PowerPoint, rodaram o mundo inteiro pela Internet como se fossem de Luiz Fernando Veríssimo.

Sendo assim, finda-se o mistério sobre a canção que, na verdade, tem como título “Maçambique de Branco”. Gostaria muito de agradecer ao Paulo de Campos pela gentileza de apontar o equívoco que está ocorrendo com a letra da composição e pelo profissionalismo com o qual analisou a postagem do blog. Sendo assim, vamos frisar mais uma vez: “Maçambique de Branco” é de autoria de Cássio Ricardo e Juarez Weber e NUNCA foi gravada ou cantada por Teixeirinha, já que foi composta mais de dez anos depois da morte do cantor.

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP