O QUE LER SOBRE TEIXEIRINHA?

>> 30 de mar. de 2007




Quem é fã quer saber sempre mais. Em se tratando de Teixeirinha, esta regra não é diferente. A prova disso está no sucesso do assunto na Internet, onde a carreira do cantor é discutida em sites, comunidades e aqui mesmo neste blog.
Contudo, há quem prefira ler sobre o tema em jornais, revistas e, principalmente, em livros. São estas pessoas – ávidas por novas informações – que lêem as publicações sobre Teixeirinha. E é a estas obras que o texto de hoje se dedica.
Infelizmente, ainda existem poucas publicações relativas ao “Gaúcho Coração do Rio Grande”. Uma das primeiras obras no gênero é a biografia “Gildo de Freitas”, escrita por Juarez Fonseca em 1985 (Editora Tchê). O livro, evidentemente, não descreve a vida de Teixeirinha, mas sim do “compadre” Gildo. Mesmo assim, a obra traz algumas anedotas envolvendo os dois cantores e, ainda, a história da clássica “briga” entre os dois. Apesar de não ser exclusivamente destinado a Teixeirinha, o livro tem seu valor, pois traz informações muito importantes sobre o artista.
Em 1992, mais uma vez o nome de Teixeirinha voltou à tona no mundo literário. Desta vez é a autobiografia “A Gaita Nua”, de Mary Terezinha (Rígel, 1992). O livro é polêmico – como já era de se esperar – mas não deve ser desprezado. Nele, Mary fala sobre sua vida, o encontro com Teixeirinha e os momentos mais marcantes na carreira dos dois. É, de fato, uma das mais importantes fontes de dados sobre a dupla, sobretudo por trazer algumas passagens muito ricas em detalhes.
Foi só em 1996 que Teixeirinha transformou-se no assunto principal de um livro: trata-se da obra “Teixeirinha e o Cinema Gaúcho”, escrita pela jornalista Miriam de Souza Rossini (FUMPROARTE). Na publicação (uma tese de mestrado), Miriam Rossini insere o cinema de Teixeirinha no universo cultural que o envolvia. O livro é rico em informações relativas à cinematografia do artista, trazendo entrevistas com diretores, trechos de roteiros dos filmes e até a ficha técnica completa das 12 produções de Teixeirinha.
Apesar destas publicações, ainda faltava uma biografia sobre o cantor. Pensando nisso, Henrique Mann dedicou metade do fascículo 5 da coleção “CEEE/Som do Sul” a Teixeirinha. A publicação, editada pela Alcance em 2002, dedicou-se a contar a história do cantor através de uma rápida cronologia biográfica. No mesmo fascículo (que traz também a vida de Gildo de Freitas), destacam-se algumas fotos raras do “rei do disco”, além de depoimentos, letras e partituras de suas principais músicas.
Agora, no ano de 2007, finalmente chega ao público uma verdadeira biografia de Teixeirinha. O livro foi escrito pelo pesquisador Israel Lopes e editado com o apoio da Fundação Vitor Matheus Teixeira. Nele, Lopes conta aos leitores a infância sofrida e o posterior sucesso do cantor. Além da discografia completa, a biografia traz ainda importantes informações sobre a imagem de Teixeirinha nos dias de hoje.
Dos 5 livros citados, pelo menos 2 podem ser adquiridos: “A Gaita Nua” de Mary Terezinha e a própria biografia do cantor, recentemente lançada. O livro “Gildo de Freitas” ainda pode ser achado com certa dificuldade em algum revendedor ou em sebos. A obra de Miriam Rossini já não se encontra mais, embora possa ser acessada na biblioteca da UFRGS.
Para além dos livros, poderíamos destacar algumas séries de artigos publicados em jornais ou revistas. No entanto, isto já é assunto para outro momento.

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP