O GAÚCHO NO CORAÇÃO DO MUNDO!

>> 11 de mai. de 2007


O assunto de hoje não trata das músicas, dos filmes ou da vida pessoal de Teixeirinha. Mais do que tudo isso, traz à tona aqueles que fizeram – e continuam fazendo – de Teixeirinha uma lenda: seus fãs.
Contar os admiradores da vida e obra de Vitor Mateus Teixeira é algo praticamente impossível. Saber de que forma eles tiveram contato com a obra do cantor também. São muitos fãs, cada um com a sua história. A figura popular de Teixeirinha certamente despertava algo especial nas pessoas. Na vida do brasileiro sofrido (do campo ou da cidade), o cantor buscava a inspiração. Cantava para esse povo e, por isso mesmo, era muito bem aceito por ele.
Mas, mesmo depois de morto, Teixeirinha continuou aclamado por seus fãs. Mais do que isso, ele ganhou novos admiradores, os quais o vêem de uma nova forma, como se fosse algo novo. E assim, a cada instante, a figura do “rei do disco” renasce novamente.
Alguns dos fãs de Teixeirinha admiram tanto o artista que passaram a ser conhecidos por isso. No Rio Grande do Sul (“berço” de Teixeirinha), contamos com alguns dos maiores conhecedores da vida, obra e tudo o mais que diz respeito ao cantor. Um destes casos é o de João do Prado, morador de Passo Fundo, que montou um pequeno museu reunindo discos e material relativo ao cantor. João do Prado, inclusive, mantém um programa de rádio destinado a relembrar as músicas de Teixeirinha.
Também em Passo Fundo, podemos citar o pecuarista Crescêncio Ferreira Neto, que afirma possuir praticamente todas as músicas de Teixeirinha gravadas até então.
Outro fã inveterado de Teixeirinha é o professor Claudiomar de Oliveira, de Canguçu. Claudiomar coleciona discos e materiais referentes ao cantor há alguns anos e já se tornou referência em sua cidade por isso. Segundo ele, quando as pessoas desejam desfazer-se de algo referente a Teixeirinha, logo o procuram. Claudiomar também apresenta um programa de rádio, onde toca músicas dos anos 1960 até 1980. O programa não é exclusivo sobre “o gaúcho coração do Rio Grande”, mas também roda as músicas dele.
Em nossa viagem sobre alguns conhecidos fãs de Teixeirinha, não poderíamos esquecer de Joel de Sá Martins, que mora em Nova Friburgo (RJ). Joel mantém um programa de rádio sobre Teixeirinha e, conta-se, sabe todas as músicas de Teixeirinha, em que discos se encontram e em qual ano foram lançadas. No livro “Teixeirinha e o cinema gaúcho”, de Mirian Rossini, Joel aparece como uma verdadeira enciclopédia viva sobre o “rei do disco”.
Sem desmerecer quaisquer dos fãs aqui citados (e nem os demais, espalhados pelo mundo), é necessário destacar o fã Arnaldo Guerreiro, residente em Albufeira, sul de Portugal. Guerreiro não é gaúcho, nem mesmo brasileiro. Jamais morou no Brasil, mas – mesmo assim – conhece a vida e obra de Teixeirinha como poucos. Com o tempo, adquiriu todos os LPs do cantor, sem falar nos discos em 78RPM ou EPs. Guerreiro tem filmes, revistas, livros e, entre as raridades, possui um exemplar da história em quadrinhos “Coração de Luto”! De quebra, ele ainda guarda em seus arquivos discos de Teixeirinha lançados somente em Portugal. Dentre estes, encontra-se gravada a música “O tango é macho” que – segundo o fã – seria uma música inédita no Brasil e lançada exclusivamente em Portugal. Arnaldo Guerreiro possui uma das coleções mais admiráveis sobre a trajetória de Teixeirinha e é mesmo de se imaginar a alegria que deve ter tomado conta dele quando visitou o Rio Grande do Sul, em 1997.
Histórias novas, descobertas surpreendentes, raridades e mais raridades! Isso é o que temos quando dois ou mais destes fãs se encontram. Além disso, esta é uma corrente que não pára de crescer. Novos elos são forjados a cada dia, trazendo a manutenção da imagem de Teixeirinha. Como se fosse uma lenda, ele permanece cada vez mais vivo...

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Template baseado no Palm Theme disponível em Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP